Inúmeras casas tiveram portas, janelas e até telhas arrancadas antes da ação de desapropriação ocorrida em 2012. Sem falar naquelas que foram quase totalmente destruídas por vândalos que não ficaram satisfeitos em ter de sair de casas que não foram feitas para eles.
O projeto Chico Mendes foi construído para atender moradores de casas em zonas de risco da cidade de Cachoeirinha - RS. Ele foi invadido no final do ano de 2011 por pessoas de diversas cidades da região metropolitana de Porto Alegre e até do interior do Rio Grande do Sul. O que era sonho de esperança para diversas famílias carentes de Cachoeirinha logo se transformou em um pesadelo.
Quando fui até o local durante o cadastramento dos invasores, tirei diversas fotos do local.
Inúmeros invasores com um ou dois carros nas casas, camionetes e até caminhões. Logo surgiu comércios como armazéns, lan house e uma ferragem, que logo se transformou em madereira.
Antenas de tv por assinatura afloravam nas casas dos muitos que diziam que não podiam pagar aluguel.
Mas verdade seja dita, havia invasores que vieram das regiões que seriam contempladas com as casas, pois só invadiram porque viram seu sonho em ter uma casa fora de uma zona de risco escorregar por seus dedos, e no medo de perder seu sonho se precipitaram em tentar garantir o que lhes foi prometido.
Milhares de reais gastos para criar uma nova realidade para centenas de famílias carentes de Cachoeirinha foram perdidos pela ação de vandalismo de grande parte dos invasores do loteamento. E agora quem paga a reconstrução? É esperar para ver a posição da Caixa Econômica Federal que é a financiadora do projeto.
Mas nas fotos abaixo podem ver como era e como ficou o loteamento Chico Mendes.
Fotos: André Guterres
Proibida a reprodução do texto e fotos sem autorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário