O acesso 3G no Brasil é uma piada.
Não é uma constatação somente minha, mas de milhares de clientes em todo o Brasil.
As grandes empresas de telefonia vendem a preços exorbitantes o acesso 3G (tanto no celular quanto no notebook) algo que deveria ser bem barato. Porque barato? Se não existe uma gigante rede física de postes e milhões de quilômetros de cabos, sendo somente torres de retransmissão e transmissão do sinal a distância de diversos quilômetros uma da outra, logo se vê que o custo é muito menor e o lucro muito maior.
E mesmo assim consegue prestar um péssimo serviço aos babacas clientes que optam por contratar esse serviço.
Vou falar da minha especificamente do meu exemplo, já que sou cliente da operadora Oi. Tenho um plano 3G com mini modem com franquia de 2GB, com velocidade mentirosa de até 1 mbps (megabites por segundo), e após o consumo da franquia vem a redução de velocidade.
Pois bem, acontece que eu pago por um serviço 3G e a Oi me fornece 2G. Como assim? Simples, o próprio discador deles mostra que a velocidade ou a frequência da banda usada não é 3G. Vejam na imagem abaixo.
Pagando por acesso 3G e conectando a 2G com 31% do sinal apenas.
A Oi me cobrando um abuso por um acesso 3G e me fornece acesso 2G com navegação tão lenta quanto uma conexão discada a 32 kbps (kilobites por segundo).
Não preciso dizer que navegar é impossível. Esses dias me prestei a contar quanto tempo levou para abrir a página do jornal Zero Hora e aos 16 minutos a página ainda estava incompleta.
A imagem mostra apenas 31% do sinal 2G. E isso acontecendo em Cachoeirinha, uma das dez maiores cidades em arrecadação de impostos do Rio Grande do Sul, cidade ao lado da capital Porto Alegre. Imagina então como não é sinal da Oi nas cidades que estão acima do ranking de 50 maiores em arrecadação.
Uma cidade com 120 mil habitantes, avançado distrito industrial, base de comércio forte com uma associação comercial com mais de 1.200 estabelecimentos associados e com sua avenida principal que é a segunda maior via de tráfego do Rio Grande do Sul com mais de 160 mil veículos dia e a Oi não tem competência para prestar um serviço de excelência.
E o mesmo péssimo serviço ocorre com o serviço 3G para celular. As imagens abaixo mostram o print da tela do meu smartphone quando tenho sinal para falar ao telefone (coisa rara), além do sinal inferior ao 3G para tentar usar a internet.
Sem sinal 3G e sinal do celular quase inexistente.
Linha de dados que não é 3G e sem sinal da Oi
Sem sinal de celular da Oi, coisa frequente durante todo o dia
Sem sinal de celular da Oi, coisa frequente durante todo o dia
E agora toda a mídia parabeniza a implantação do 4G no Brasil, sendo que o 3G não teve o investimento necessário para funcionar bem (e seria um ótimo serviço se as operadoras realmente tivessem investido em tecnologia para comportar o número de assinantes).
O 4G vai ser a maior enganação tecnológica autorizada pelo Governo Federal e quem vai pagar o pato é você consumidor brasileiro que é um ávido consumidor de tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário