Privatização de Libra é crime contra a Soberania Nacional




Amanhã no Rio de Janeiro ocorre o leilão (privatização) do campo de Libra, a maior reserva de petróleo já descoberto no Brasil, localizado na camada de pré-sal. Campo este que o governo federal espera produzir 1 milhão de barris de petróleo por dia,  podendo chegar a 12 bilhões de barris de óleo recuperável.

Os funcionários da Petrobras entraram em greve e tem 100% da categoria paralisada contra o leilão, que sem dúvidas é um crime contra a soberania nacional, pois iremos autorizar empresas estrangeiras a explorarem tão importante recurso e com isso, levar divisas para fora do país.

A alegação do governo federal é de que não possui dinheiro necessário para investir na prospecção e refino do petróleo extraído dessa importante reserva.

E daí sou obrigado a concordar com o Sindicato dos Funcionários da Petrobras e diversas consultorias privadas que afirmam categoricamente que quem iria recusar financiamento ao governo tendo um campo de petróleo que pode suprir as necessidades energéticas de diversos países pelos próximos anos?

Quais banqueiros europeus, asiáticos ou norte americanos não iriam emprestar dinheiro a juros baixos para abocanharem uma fatia de tão importante empreendimento?

O certo é que o governo federal, sob o comando do PT faz hoje o que muito criticou no passado, a privatização de bens nacionais, e nesse caso, está privatizando um item vital e estratégico de nosso país.

Nenhum outro grande país do mundo faria uma tolices dessas. Ainda mais que diversas guerras já foram iniciadas devido a este importante recurso.

O mais curioso é ver o Exército posicionado para defender as instalações do leilão. E o mesmo não se viu quando diversos vândalos destruíam a cidade nas manifestações recentes.

Aonde estão os black blocs ? Cadê os manifestantes que querem um Brasil melhor?

Só sei que o dia 21 de outubro de 2013 poderá ser marcado nos livros de história como o dia da entrega de nossa soberania a potências estrangeiras.


Foto: Agência Petrobras

Nenhum comentário: