Primeira sessão solene do ano homenageará mulheres gravataiense


Representantes de diferentes segmentos receberão comenda da Câmara de Vereadores


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Gravataí realizará na quinta-feira, 9 de março, sessão solene para a entrega da Comenda Destaque Mulher Gravataiense. A homenagem será realizada a partir das 19h30 no Plenário José Mariano Garcia Mota, na Avenida José Loureiro da Silva, 2597, no Centro.

De varredora de rua a diretora de escola, de atriz a tabeliã, a condecoração será concedida em sua 16ª edição a mulheres que se destacaram em diferentes segmentos da sociedade gravataiense. Ao todo, serão 10 contempladas, distribuídas em oito categorias – além de outras duas destaques especiais. Regulamentada pela Lei nº 1.676/2001, a solenidade será aberta ao público.

Confira as homenageadas:
- Área Sindical: Cristiani Fonseca de Souza
Nascida e criada em Gravataí, trabalha desde os 14 anos de idade e atua há duas décadas e meia na área contábil. Empresária com sede no bairro Parque dos Anjos, Cristiani integra o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). Conselheira há quatro anos, presta serviços à classe contábil e compõe um grupo de mulheres contabilistas dentro do CRCRS. É mãe de Gabriela, João e Lucas.

- Área Comunitária: Jane Terezinha Segaspini
Atual diretora do Colégio Dom Feliciano, Irmã Jane teve sempre sua vida voltada para o postulado. Desde pequena, manifestou a intenção de ser religiosa, desejo reafirmado quando ingressou na Escola Cenecista Sertanense. Cumpriu o postulantado de um ano em Santa Maria. Em 17 de janeiro de 1990, Jane consagrou-se à vida religiosa na Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, sendo designada para viver sua missão à causa da educação no Colégio Dom Feliciano. Quatro anos depois, prestou os Votos Perpétuos e consagrou-se como Irmã do Imaculado Coração de Maria. Em 1997, foi convidada a assumir a direção e administração do Dom Feliciano, função por meio da qual segue até hoje sua missão comunitária e educacional.

- Área Profissional: Geneci Pinto da Rocha
Varredora de rua há 24 anos em Gravataí, Geneci passou a maior parte de seu tempo de serviço atuando no centro da cidade. Carinhosamente chamada de “Baixinha” pela comunidade, exerce sua função com responsabilidade, sorriso no rosto e uma imensa alegria de viver. Além de seu trabalho de grande relevância para a sociedade, é mãe e avó.

- Área Empresarial: Sandra Luiza Segatto Mazzutti
Natural de Sobradinho, no interior do Rio Grande do Sul, teve pouco reconhecimento na profissão de enfermeira, o que a levou a ingressar na atividade registral e notarial em um cartório extrajudicial em Segredo. A atividade logo se tornou sua grande paixão. Aprovada em concurso público em 1989, exerceu por cinco anos a profissão de tabeliã e registradora em Salto do Jacuí. Em 1994, tomou posse na Comarca de Gravataí no Cartório Ipiranga. Sua equipe é composta integralmente por mulheres.

- Área Assistencial: Silvane da Silva Nascimento
Atuante em projetos para idosos, Silvane conduz o principal trabalho voltado para a terceira idade da Igreja Universal do Reino de Deus em Gravataí, o Calebe. Com atividades direcionadas para o bem estar e a qualidade de vida dos idosos da comunidade, o projeto foi o maior desafio enfrentado por Silvane, que já completa mais de 23 anos de trabalho social.

- Área Cultural: Simone Luz Ferreira Constante
Mulher de currículo extenso, teve sua vida voltada para as áreas de comunicação e cultura. No entanto, foi no segmento cultural que obteve seus maiores êxitos. Parecerista em grandes programas de seleções culturais regionais e nacionais, Simone possui exímia influência sobre a cultura gravataiense, especialmente por meio de seu projeto “Cidades Culturais: novos rumos para a gestão cultural em Gravataí”, cujo foco é instituir uma ferramenta de gestão e monitoramento periódico das políticas públicas de cultura em nível municipal. Atualmente, ocupa a chefia da Divisão de Projetos e Eventos da Fundação Municipal de Arte e Cultura de Gravataí (Fundarc).

- Área Artística: Marcélli Souza de Oliveira
Atriz desde 2004, é formada pela Escola de Atores TV & Cinema de Porto Alegre, atuando em peças na Capital e em Gravataí. Aos 20 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de dedicar-se integralmente à carreira artística. Bacharel em Estética e Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), passou a trabalhar como autora de teatro em 2012. Desde 2016, é uma dos 20 roteiristas que compõem a redação do remodelado Zorra, programa humorístico da Rede Globo. Em março, estrela no Leblon a peça “Tragédias”.

- Área Esportiva: Sandra Beatriz Bandeira
Presidente de um dos mais importantes times da Morada do Vale, Sandra desbravou posições conquistadas majoritariamente por homens. Do preconceito inicial de ser uma mulher à frente de um time de futebol, hoje é considerada por todos a grande responsável por manter o Esporte Clube Atlético do Vale em pleno funcionamento. Por meio do esporte, a presidente do clube ofertou à comunidade projetos voltados para crianças e adolescentes carentes com o objetivo de incentivar a prática esportiva como forma de aprendizado civil, além de serviços à terceira idade.

- Destaque Especial: Ana Paula Santos
Personalidade marcante da força das mulheres dentro da Igreja AD Vales, Ana Paula teve durante sua infância a figura feminina da avó como pilar religioso da família. Atuante no Ministério das Mulheres, busca estimular companheiras de fé a seguirem junto aos propósitos da Igreja.

- Destaque Especial: Cristiane Lopes Seixas
Nascida e criada em Gravataí, trabalha como manicure, mas recebe o Destaque Especial por ser uma representante da batalha diária enfrentada pelas mães brasileiras. Mãe solteira de Evandro, de 11 anos, cabe a Cristiane conciliar seu ofício com o acompanhamento diferenciado que seu filho necessita – Evandro sofre do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Guerreira, sentiu desde muito cedo o preconceito. Vivenciou tirarem de seu filho o direito à educação, por sua simples inabilidade de aprender como as demais crianças. Ainda assim, seguiu batalhando para oportunizar a Evandro a continuidade de seus estudos, hoje aluno da Fundação Bradesco, sempre objetivando um futuro melhor.

Nenhum comentário: