Saiba quem são os deputados gaúchos que votaram a favor do COAF com Sergio Moro



Deputado Federal Giovani Feltes votou pela permanência do 
COAF junto ao Ministério da Justiça - Foto: Palácio Piratini 



Medida Provisória 870/19 reduziu de 29 para 22 o número de ministérios. Pelo texto aprovado, Conselho de Controle de Atividades Financeiras sai do Ministério da Justiça e Segurança Pública e vai para a pasta da Economia. Dois últimos destaques à MP devem ser analisados pelo Plenário nesta quinta-feira (23).


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (22), o texto principal da Medida Provisória 870/19, que reorganiza a estrutura ministerial do Poder Executivo, diminuindo o número de pastas e redistribuindo atribuições. Para concluir a votação, os deputados precisam analisar dois destaques pendentes apresentados ao projeto de lei de conversão da matéria, de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Uma nova sessão extraordinária foi marcada para esta quinta-feira (23), às 9 horas.

Na principal votação de hoje, o Plenário mudou a MP original e tirou o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, retornando-o ao Ministério da Economia, órgão ao qual pertencia antes da MP ser editada. Foram 228 votos a favor da mudança contra 210.

A alteração, entretanto, é feita no texto da lei de criação do Coaf (9.613/98), sem a inclusão do órgão na estrutura do Ministério da Economia.

O Coaf foi criado em 1998 e é responsável por investigações relacionadas à lavagem de dinheiro a partir de informações repassadas pelo sistema financeiro sobre movimentações suspeitas de recursos.

Os defensores da transferência para o Ministério da Justiça, sob o comando de Sérgio Moro, argumentaram que isso facilitaria o combate à corrupção. Já os que votaram a favor de sua permanência na área econômica disseram que esse é o padrão adotado em vários países pela proximidade técnica do tema.

O Ministério da Economia assumiu ainda as atribuições dos ministérios da Fazenda, do Planejamento e do Trabalho, extintos. Incorporou também as atividades da Previdência Social, que já estavam no antigo Ministério da Fazenda desde o governo anterior.

O projeto de lei de conversão retorna para a pasta econômica as competências sobre registro sindical, política de imigração laboral e cooperativismo e associativismo urbano. Por outro lado, o Ministério da Economia perde para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a atribuição de definir políticas de desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços.



Abaixo segue a lista de deputados federais gaúchos que votaram a favor de manter o COAF sob a supervisão do Ministro Sergio Moro no Ministério da Justiça.


Afonso Hamm              PP
Bibo Nunes                  PSL
Carlos Gomes              PRB
Daniel Trzeciak            SIM
Danrlei de Deus           PSD
Darcisio Perondi           MDB
Giovani Feltes              MDB
Liziane Bayer               PSB
Lucas Redecker           PSDB
Marcel van Hattem       NOVO
Marcelo Brum               PSL
Marcelo Novaes           PTB
Márcio Biolchi               MDB
Maurício Dziedricki       PTB
Nereu Crispim              PSL
Sanderson                    PSL
Santini                          PTB


Lembrando que o COAF foi decisivo nas investigações da Lava-Jato e nas movimentações suspeitas do senador Flávio Bolsonaro (RJ). 

Com texto de Eduardo Piovesan/Agência Câmara

Nenhum comentário: