Monopólio do transporte coletivo


Texto atualizado do original escrito por mim em Outubro de 2007.


Monopólio do transporte coletivo
Os usuários do transporte coletivo de Cachoeirinha sofrem com um problema grave: o monopólio no serviço público de transporte. Pois somos vítimas do péssimo serviço prestado pela Vicasa, Ops! Transcal.

A falta de ônibus nos horários de rush e o sucateamento da frota da Vicasa, Ops! Transcal, transformam a vida dos usuários do transporte coletivo de nossa cidade em um verdadeiro inferno.

Para se ter uma idéia, de como o assunto transporte coletivo é debatido no país, em 1975, o Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes - GEIPOT, criado pelo governo federal em 1965, enfatizava que as características dos ônibus urbanos eram causa da péssima qualidade dos serviços nas principais regiões metropolitantas do país. Pouco depois, iniciou-se o Projeto Padron, destinado a assegurar uma série de especificações mínimas dos ônibus urbanos, especificações que já eram, então, comuns nos países sérios. Em 1979, o GEIPOT publicou uma lista de especificações básicas em consonância com padrões internacionais. Todos os requisitos foram aceitos pela indústria brasileira! Na sequência, foram fabricados protótipos, testados em várias capitais do país.


Nas especificações do projeto Padron de 1979, se decidiu que os ônibus deveriam ter os seguintes itens de série: transmissão automática, direção hidráulica, suspensão pneumática, uso de sistemas redutores dos níveis de ruído e das emissões poluentes, 35 centímetros de altura do primeiro degrau, no mínimo duas portas de 1,20 metro de largura e, em alguns modelos, três, sendo uma de 1,70 metros, pneus radiais, aumentando a segurança e diminuindo os custos por quilômetro rodado, e carrocerias fabricadas com materiais que asseguravam a redução do peso combinado com o aumento da resistência à deformação, à corrosão e á fadiga (vida útil minima de 10 anos). Somando a isto, as novas especificações deste projeto aumentavam em muito o a a versatilidade para fazer curvas mais fechadas, se fazendo adaptar ao meio urbano, assim como a ventilação forçada de ar.

A adoção desses requisitos resultavam em aumento acentuado dos níveis de conforto dos passageiros e motoristas, e para comprová-lo basta, por exemplo, circular em ônibus urbanos em Curitiba. Pois a transmissão automática impede as arrancadas bruscas que tanto maltratam os passageiros da região metropolitana de Porto Alegre, e a suspensão pneumática evitaria que a viagem se torne um permanente chacoalhar de ossos e mentes, que deixa a todos os usuários exaustos e estressados.


Já em 1982, os protótipos da série Padron começaram a ser adotados em São Paulo e, um ano depois, na cidade do Rio de Janeiro. Em Curitiba (sempre na vanguarda do transporte coletivo no país), com a instalação da fábrica da montadora Volvo, a cidade adota ônibus articulados e também veículos com portas em ambos os lados.


As portas mais largas e os degraus mais baixos não apenas aumentavam o conforto dos passageiros mas, também, reduziam de forma significativa o tempo despendido nas viagens. Todo esse conjunto resulta em melhoria significativa da qualidade de vida, que é o que diferencia os países sérios do nosso e de outros países de "economia periférica".

É uma vergonha que em Cachoeirinha, uma das maiores economias do estado e respectivamente uma das passagens mais caras da região, sejamos obrigados a aturar o monopólio que maltrata seus usuários.

Até quando iremos aceitar que a Vicasa, digo Transcal não renove sua frota de ônibus articulados, que tem capacidade de levar mais passageiros sentados? Pois este tipo de veículo está sendo deixado de lado pela empresa. Sendo que este tipo de veículo é o mais adequado para suprir a demanda dos usuários de nossa cidade e está sendo deixado de lado possivelmente pelo custo mais elevado de aquisição ( o que não ocorre em Curitiba, aonde existem ônibus até com duas articulações, quase um trem!!).

Até quando iremos aceitar voltar para casa, depois de um longo dia de trabalho e ter de vir de pé, prensado devido a superlotação, pois nos horários de rush não há ônibus suficientes para atender a demanda. Até quando?


Até quando os cadeirantes irão contar com a sorte para poder pegar um ônibus para poder ir a Porto Alegre e sem saber em qual horário irá ter outro coletivo para voltar? Sendo que ao sair de Cachoeirinha ele faz a linha Fátima por exemplo e ao voltar faz a linha Parque da Matriz.

Pois no site da Vicasa, Ops! Transcal não existe os horários e linhas dos ônibus adaptados para uso dos cadeirantes.

                                          Foto: André Guterres
Cadeirante no centro de Porto Alegre tendo de entrar pela porta traseira do ônibus normal e sendo auxiliado pelo cobrador e um passageiro para subir as escadas do coletivo

Muitos ônibus em Porto Alegre possuem ar-condicionado, câmbio automático e suspensão a ar. Isto há anos!!! Quando os usuários de Cachoeirinha vão ter esse benefício? Quando teremos ônibus limpos em nossa cidade? Quando irá acabar os fiscais que passam a roleta mesmo com o ônibus lotado e sujando as roupas das pessoas de barro nos dias de chuva?

Bom, pelo "andar da carruagem", quando os ônibus de Porto Alegre, utilizarem projetores gravitacionais para se deslocar, quem sabe, teremos ar-condicionado nos ônibus que atendam a nossa cidade.

Se você está cansado do péssimo transporte público intermunicpal de Cachoeirinha, reclame para a Metroplan: 0800-5104774 (LIGAÇÃO GRATUITA) ou pelo e-mail: saac@metroplan.rs.gov.br. Caso a reclamação seja do transporte urbano em nossa cidade, contate a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte: 51- 3041-6225 ou pelo e-mail: transito@cachoeirinha.rs.gov.br.
Se você quiser registrar a sua reclamação para a Vicasa, digo Transcal, mande um e-mail para atendimento@transcal.com.br ou pelo telefone (quando se consegue ser atendido) 51-3469-6060.

Faça valer seus direitos de cidadão.

17 comentários:

Administração - ULBRA/POA - Turma 336 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Hoje a transcal está fazendo horário de sábado.....em plena segunda -feira, que país que vivemos? que em uma vépera de feriado, já não tem mais onibus, hoje passaram 10 onibus, todos lotados, todos chegaram depois do horário, pois a transcal não imaginava que todos iriam trabalhar normalmente.....1 hora na parada é um absurdo, pra poder pegar um onibus lotado e sem o mínimo de explicação ou aviso da empresa. Em cachoeirinha existe este monopólio há anos, até quando?????

Anônimo disse...

Anonimo - Passageira antiga da Vicasa hoje chamada Transcal.

Moro em cachoeirinha desde que me conheço por gente, tenho que utilizar o transporte coletivo todos os dias seja para trabalhar ou para estudar pois minha renda é o que permite . Mas por imposição do destino para poder me colomover para outras cidades como Gravatai ou Cachoeirinha mesmo, e ou Porto Alegre entre tantas outras cidades o meu unico meio de escolha é a Transcal antiga Vicasa pois é a unica que passa onde eu moro e não moro muito longe não, moro exatamente no final da linha dos onibus da Transcal antiga Vicasa. E é exatamente daqui que eu posso ver os onibus saindo e chegando. Pois bem, acompanho os horarios da "tabela" que foi passada pela internet da empresa Transcal antiga Vicasa todos os dias tenho sem escolha que usar esta empresa e todos os dias eles me decepcionam.
Na tabela de horarios da transcal ali apresenta que o onibus irá sair exatamente as 16:30 chego 10minutos antes para não perder o onibus, consigo acompanhar a falta de relapso do fiscal que fica a alguns metros da parada , este onibus que era para sair as 16;30 saiu as 16:50 fiquei meia hora na parada, esperando õ onibus!!!! E a alguns metros de distancia de mim e do fiscal tinham mais dois onibus parados!!!!! Sim Parados para esta linha do executivo cachoeirinha Porto Alegre!!!! O fiscal esperou chegar um terceiro onibus para poder mandar ele sair para levar os passageiros!!!!!
E tenho inumeros outros exemplos. Não é a primeira que isto a contece é na maioria dos dias, todas as semanas, o descaso dos fiscais e motoristas EM NÃO CUMPRIR COM OS HORARIOS!!!! Muitos dos dias chega atrasada na escola !!!! Estressada , desmotivada e decepcionada em pagar passagens tão caras para um sSERVIÇO DE PÉSSIMA QUALIDADE, o que são estes onibus caros leitores , o barulho dos motores são ensurdecedores, as poltronas rasgadas,a ma qualidade no atendimento, profissionais que não se comovem quando a passageira pede parar parar na parada e não uma curva depois. VOu dizer que eu estudo a noite, e na volta utilizo o onibus da transcal , nesta semana que se passou o motorista da empresa não quiz me largar na parada do final da linha me largou a alguns metros depois fazendoa curva e pior de tudo é que o fiscal vem junto desde da ponte e não disse nada a ele, e tambem perguntei ao fiscal porque o motorista não me larga na parada? ele disse que ia conversar com o motorista para saber.Pego o onibus novamnete no dia seguinte , o motorista , o fiscal e o cobrador me largam a alguns metros de novo da parada , mas neste dia o cobrador veio ate mim dentro do onibus e me perguntou não vai descer?
São inumeros os fatos que posso lhes contarem caro leitores, moradores de cachoeirinha temos que mudar esta situação!!!!!
Nos pagamos passagems caras, temos que ter um melhor serviço de transporte coletivo, publico, nos temos este direito!!!!!

Anônimo disse...

Anonimo - Passageira dos onibus da lina Transcal pois acho importante apresentar a realidade de meu cotidiano e o de muitos outros que conheço!!!

Li um artigo que gostei e vou voltar a destaca - lo

Quando irá acabar o não comprimento de horariosda transcal!!!!!
Quando acabar os fiscais serem levados nas linha executivas e serem largados na freway, sendo que é um onibus direto minha gente!!!O onibus não para na freway ali já diz DIRETO senhores fiscais diretos!!!!
qUANDO IRÁ ACABAR OS ONIBUS DE PESSIMA ESTADO DE CONSERVAÇÃO. As sucats dos onibus da antiga vicasa!!!
Até quando temos que nos sujeitar, sendo que sejamos obrigados a aturar o monopolio que maltrata os usuarios.
Somos vitimas do péssimo serviço prestado pela vicasa ops transcal.

Anônimo disse...

Sobre os horarios dos onibus da transcal, comento sobre o que o colega acima se referiu de em plena segunda feira dia de semana, a transcal colocar horarios de sabado até ai tudo bem , mas ja que tem que ser assim pois que comuniquem os passeiros, diretores da transcal, se comuniquem com seus usuarios, comunique-se com a população, façam baner, cartazes exponham a propaganda! NOS COMUNIQUEM que ha TROCA DE HORARIOS por gentileza, somente este gesto faz com que não tenhamos que ficar uma hora na parada, nos ajudem a chegar no horario em locais agendados com horarios estabelecidos!!!!!

Anônimo disse...

Chega de onibus superlotados!!!!!!Transcal!!!!

Anônimo disse...

Relato que no dia de hoje 28 de maio de 2009 , utilizei do onibus da transcal que partiu as 22:10 de porto alegre para cachoeirinha
Peço que por favor senhor fiscal e motorista , no final da linha me larguem na parada!!!!!!!!
Já não é a primeira que reclamo do pessimo serviço fornecido pelo funcionarios da transcal!!!!!!
Atendam aos passegeiros so larguem nas paradas!!!!

Anônimo disse...

Se alguem ler este artigo , e souber de como entrar em contato com a chefia dos fiscais e motoristas da transcal para que modifiquem o motorista e fiscal que vai no onibus transcal que parte de porto alegre ate cachoeirinha com horario de partida 22h e 10minutos CB
estes funcionarios não cumprem com seus serviços basicos!!

Anônimo disse...

Oi caros leitores, sou um passageiro que entender o que a contece com o motorista que não para na parada, mais uma vez o motorista não me largou na para da , porque? estou tendo problemas com onibus que vem de porto alegre para cachoeirinha as 22:10 minutos CB !!!

Anônimo disse...

o motorista não para nas paradas , nos locais adequados , não é necessario que seja preciso mas no final da linha porque eu tenho que esperar o motoristas fazera volta com o onibus da transcal e ai sim me largar a alguns metros e minutos depois, e o pior é que vem o motorista bem velhinho e o fiscal la todo em forma e acha ruim quando peço para descer!!!!!

Anônimo disse...

Sou uma passageira habitual da Transcal, utilizo todos os dias os serviços deste empresa, especificamente a linha que parte do terminal fatima cachoeirinha - chegada porto alegre onibus executivo. No dia 12 de junho de 2009 , fui ignorada 50 minutos no terminal fatima cachoeirinha pois aguardei 45 minutos na espera deste onibus. Neste terminal tem um fiscal que corrdena os horarios, porque ele não chamou um outro onibus para substituir o que não havia chegado, sendo que a garagem fica a 3 minutos do terminal e o onibus chegasse em 5 minutos. O que esta acontecendo? Não é a primeira vez que isto acontece! Em outro dia , no terminal fatima , tive que pagar duas passagens para chegar a porto alegre, paguei a linha fatima ponte para chegar a té cachoeirinha e depois pegar o executivo e chegar até porto alegre´, para não aguardar 50 minutos na parada deste terminal .A passagem já é cara pago R$4,15 para chegar a porto alegre e ainda tenho que pegar um fatima ponte, porque isto esta acontecendo, por favor , ja comuniquei este acontecimento a transcal- vicasa. Mas a meses aguardo a melhora dos horarios deste terminal - fatima. por favor me ajudem!!! Estou pedindo a cooperação de todos que conheço,!!!!

Bárbara disse...

Pois bem, a situação é caótica, ônibus em éssimas condiçoes, horários irregulares (pra q tabela de horários então?) Ligar pra Transcal e conseguir falar com algum funcionário pra saber alguma informação, fazer alguma reclamação, ou coisas do tipo, nem pensar, é mais fácil falar com o Lula do q com algum funcionário da"maravilhosa" empresa de ônibus que nos presta tão péssimos serviços. Sem falar na péssima educação de muitos motoristas, q vai dos mais jovens aos mais idosos.
Ora, "caros" funcionários da Transcal, se não fossemos nós os passageiros de onde viria o pão vosso de cada dia? Hum? Pensem nisso, e tenham mais consideração e educação com os passageiros q são obrigados a aguentar o monopólio dessa empresa tão desleichada.
Eu pergunto, senhores, até quando vamos ter que suportar isso???

Anônimo disse...

oi,moro no bairro de morungava ,cidade de gravatai e os onibus morungava via Poa,todas as vezes que subo no onibus o cobrador pede para TODOS descerem pela porta da frente pra (embolçar o dinheiro que pagamos pela passagem)nao acho justo pela empresa e por nos que pagamos a passagem termos que descer pela porta da frente.e nao e so um cobrador que faz isso outros onibus tambem pedem para descer pela frente.aconselho a botar a roleta na frente ou botar mais fiscais...

Anônimo disse...

ola gostaria de saber qual horario da linha fatima ponte via destrito cachoeirinha

Anônimo disse...

fiz uma reclamação no site www.reclameaqui.com.br e a sogal nem responde...tem cabimento? e isso que tem ISO 9001

paulo disse...

MuiiiiiTO,ruiiiimmm! voces não imaginan morar no bairro-jd.betania então!
1º-Não tem onibus p/poa direto
2º-Não tem onibus aos fins p/ poa somente as 09 hs manhã(não podemos trabalhar ou ficamos sem emprego)
3º- As lotações brigam por passageiros e tamb não começam cedo e a tarifa é muito cara etc.
4º-Não tem organização nos horarios para quem trabalha mais longe ou vai muto cedo ou perde o hoarario e etc..
5º-A empresa transcal e lotaçoes brigam e quem perde éo passageiro eos policos nos abandonaram...quer mais?éo coas!

Anônimo disse...

Absurdo a empresa Transcal continuar operando nos moldes em que se encontra. Raramente o horário é cumprido e os ônibus diretos(aqueles que eram da Vicasa), além de velhos, não permitem que uma pessoa normal viaje sem ter que se espremer entre entre o espaço dos bancos. Parece ônibus de escola infantil! E o despraparo dos fiscais no trato com o público? Ainda vai acontecer algo de mais grave tamanha é a insatisfação do povo com o péssimo serviço prestado. Quem é que "tá levando" para que o serviço ainda seja mantido? Esta cambada de políticos incopetentes e, na maioria, LADRÕES, só pensa no povo nesta época de eleição. Verdadeiramente, tenho vergonha de ser representado em todos os níveis por este BANDO de APROVEITADORES, verdadeiros larápios que não fazem nada. Apenas pedimos respeito e contraprestação digna pela tarifa que pagamos. Se algum advogado ler este desabafo, pergunto: É possível o ingresso de uma ação popular contra a empresa ou a Prefeitura(que permite que ela opere)? E a Metroplan, outros incompetentes, o que fazem? Só mamam?