O Governo Temer e a reforma do Ensino Médio






Vale lembrar que a reforma do Ensino Médio começou no governo Dilma e algumas das alterações que serão realizadas por Medida Provisória foram formuladas na gestão petista.

Na reforma do Ensino Médio, a carga horária vai passar de 800 horas ano para 1.400 horas de forma gradual. Logo as escolas terão de ser integrais e assim o MEC pretende aumentar em R$1.5 Bilhão o investimento na Educação, e auxiliar nesse processo.

Sobre a não obrigatoriedade de algumas matérias, minha opinião:

* Educação Física: ODIAVA, mas acho que deve ser obrigatória. Mas se for para a escola só deixar alunos correndo na volta da quadra e praticando somente futebol, também é uma coisa bem questionável;
* Artes: Eu adoro pintura e desenho, mas não vou demagogo de dizer que vai fazer falta na grade curricular pq nas escolas estaduais não se aprende sobre HISTÓRIA da Arte. Nunca aprendi nada sobre grandes pintores e escultores na escola. O conhecimento que consegui nessa área foi de interesse meu ir buscar em livros, e depois na internet;
* Filosofia: Bom, tive três professores de Filosofia no Ensino Médio. Dois que só aplicavam o texto do livro do MEC e discursavam sobre política de Esquerda, e uma que além de ficar doutrinando alunos, combatia fervorosamente a existência de Deus, mas acreditava piamente na existência do Diabo. Ou seja, se é para ser assim, não vejo o pq ter filosofia como obrigatoriedade.
* Espanhol: Estamos no Mercosul. Mas qual é a língua mais falada no mundo? Inglês. Se mal conseguimos aprender Inglês, que nos é útil em qualquer lugar do mundo que se possa ir, porque investir em Espanhol e não em melhorar o ensino da língua mais falada atualmente?

Na Austrália, o governo está retirando a obrigatoriedade de História e Geografia e investindo em aulas de programação e estudos de novas tecnologias. É algo a se pensar por aqui também.
Acho que aumentar a carga horária de Matemática, Português, Física e Química fará um bem enorme na futura geração.
Vale lembrar que por ser uma Medida Provisória, o Senado pode sugerir alterações ou até vetar essa MP.
O certo é de que o Ensino Médio precisa de mudanças, basta ver o quão fraco é o conhecimento dessa geração.

Imagem: reprodução NBR

Nenhum comentário: