Alba e seu vice, Áureo Tedesco, ocuparão a Prefeitura até 31 de dezembro de 2020
Enfim, a política gravataiense começa a retomar seu rumo natural. Na manhã desta sexta-feira, 7 de abril, a Câmara de Vereadores empossou Marco Alba e Áureo Tedesco, respectivamente, como prefeito e vice do Município. A posse também provoca alterações na composição do Poder Legislativo. Após cumprir interinamente o cargo de prefeito, o vereador Nadir Rocha retorna ao posto de presidente da Câmara. Seu colega Tedesco, por sua vez, deixa o Plenário para dar lugar de forma definitiva ao suplente Mario Peres.
Reconduzido ao seu segundo mandato, Alba destacou a necessidade do respeito mútuo entre situação e oposição. “Insistimos em combater um modelo na tribuna, mas não fazemos nada na prática que rompa com aquilo que nos aniquila. Temos que fazer uma profunda reflexão a respeito do momento em que vivemos, tanto no aspecto político extremamente degradado, como no aspecto das estruturas públicas quase que incapazes de garantir o acesso a serviços”, argumentou.
Presente na sessão solene, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, salientou as conquistas de Alba ao longo dos quatro anos anteriores. “Tenho certeza que os avanços que tu conseguiste serão ampliados, mesmo nesta crise. Com a reestruturação do município que tu fizeste, sei que haverá mais recurso para a saúde, asfalto em rua, educação. Este segundo período será o período da realização”, previu o ministro.
O deputado federal Jones Martins cobrou a legalidade dos atos públicos e pediu o apoio da população. “Precisamos de mais gravataienses pensando na cidade, pensando no todo, despojados de vícios políticos. A eleição passou; vamos pensar e trabalhar para a nossa cidade”, pontuou. O deputado estadual Juvir Costella aposta na retribuição à confiança depositada pelos gravataienses. “É um momento difícil que município, estado e país enfrentam, mas, com transparência e trabalho, podemos buscar aquilo que a sociedade está esperando, para que possamos devolver a ela um pouco mais de otimismo e esperança”, ressaltou.
Mudanças no Legislativo
Em virtude da anulação do pleito majoritário de outubro, Nadir Rocha, eleito presidente da Câmara de Vereadores no dia 1º de janeiro, assumiu a chefia do Executivo, cargo que ocupou até a sessão solene desta sexta-feira. Rocha oficializou a transmissão do cargo a Marco Alba e, automaticamente, retornou às suas funções legislativas, à frente do comando da Mesa Diretora. “Quero agradecer aos vereadores que me deram a oportunidade de ser prefeito aqui em Gravataí”, agradeceu.
Nadir também parabenizou o novo prefeito e destacou o desafio de comandar a terceira maior economia do estado. “As pessoas podem ter qualquer ideologia, desde que a ideologia principal seja o direito das pessoas. Gravataí é um município que tem quase 300 mil habitantes, um parque industrial fantástico e que só tem a crescer”, enfatizou. Com o retorno de Nadir Rocha, Alex Tavares volta a ocupar a vice-presidência da Casa e Alison Silva deixa de exercer a suplência.
Outro que deixa o Plenário José Mariano Garcia Mota é Tedesco. Eleito vereador em outubro, o parlamentar concorreu ao cargo de vice-prefeito em março e também assumiu o posto nesta sexta-feira. Tedesco renunciou ao cargo de vereador ainda na quinta-feira, 6 de abril, dando lugar de forma definitiva ao primeiro suplente de seu partido, Mario Peres.
Diplomação
Antes de serem empossados pela Câmara de Vereadores, Marco Alba e Áureo Tedesco foram diplomados pela juíza da 173ª Zona Eleitoral de Gravataí, Quelen Van Caneghan, em evento que precedeu a sessão solene. Quelen pediu maior atenção dos detentores de cargos eletivos à atual situação do Brasil. “Vivemos um momento de grande descrédito na política do país, que pode ser visto no significativo índice de abstenção verificado nessas eleições. Paralelamente, contudo, percebe-se um movimento de transformação gradual da consciência política da sociedade e de aperfeiçoamento das instituições”, destacou.
Diplomado, o novo prefeito Marco Alba pediu a confirmação de um bom relacionamento entre os três poderes. “Só há uma forma de encontrarmos a solução para nossos problemas. É com relacionamento fraterno, respeitoso e com a racionalidade necessária para discutir a mudança de regras que estabelecem a harmonia da nossa convivência. Com respeito e palavras fraternas, pode ser que a gente realmente melhore a vida de nossos cidadãos”, concluiu.
Texto por: ASCOM/ Câmara Municipal de Gravataí
Foto: Arquivo Pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário