O novo sistema de informática adotado pela Câmara de Vereadores de Gravataí já está integrado com a Prefeitura e projetos do Executivo podem ser protocolados online. Projeto 067/2013, que autoriza abertura de créditos especiais, foi o primeiro a ser protocolado pelo novo formato.
O novo sistema de informática da Câmara de Vereadores já funciona de forma integrada com a Prefeitura. Hoje (09), foi protocolado o primeiro projeto do Executivo pelo sistema, o PL 067/2013, que autoriza a abertura de créditos especiais. Em breve, com a consolidação do uso da certificação digital para assinatura dos documentos, não haverá mais a necessidade de envio do documento impresso com a assinatura do prefeito, nem dos vereadores, economizando papel, despesas com impressões e, para o Executivo, custos com deslocamentos até a sede do Legislativo municipal.
Outra etapa das mudanças na informatização da Câmara permitirá a consulta, através do site da Câmara, ao texto de todos os projetos, ainda na fase de tramitação. No momento, a consulta permite somente o acesso às legislações aprovadas e sancionadas.
“É um investimento que coloca a Câmara mais perto do cidadão e aumenta o controle interno e externo das ações do Legislativo. Também estamos criando todas as condições para que os vereadores possam atuar e desempenhar suas atividades”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Nadir Rocha (PMDB).
MUDANÇAS EM TODOS OS SETORES
A modernização do sistema envolve o gerenciamento de todos os processos administrativos (contábeis, orçamentários, compras, suprimentos e folha de pagamento) e legislativos da Câmara de Vereadores, desde o acesso de visitantes, tramitação de projetos e requerimentos, até a consolidação das leis municipais. Além de agilizar processos, amplia a transparência legislativa.
Os novos softwares atendem também a gestão interna dos Gabinetes, permitindo que os vereadores possam controlar a sua correspondência enviada, inclusive ao Poder Executivo, e atendimento prestado à comunidade. A segunda fase de treinamento dos assessores começa esta semana.
A coordenadora de Tecnologia da Informação da Câmara, Selma Fraga, comemora a transição, que ocorre dentro do planejamento. “Todos os assessores recebem treinamento e os investimentos na infraestrutura de tecnologia da informação permitem que o sistema funcione com estabilidade”, acrescentou. As empresas Cittá e IPM, vencedoras das licitações, já concluíram a primeira etapa da implantação e estão na fase de customização dos serviços. Até o final do ano, o funcionamento será de 100%, com a mudança do site da Câmara.
PORTARIA INFORMATIZADA
Com a informatização prevista na portaria, os visitantes irão indicar o local de interesse, e, no Gabinete, os assessores poderão acessar o cadastro e complementar os dados, com informações pessoais e as demandas que apresentaram. Os visitantes serão fotografados e receberão uma etiqueta digital com a sua foto.
CONSULTA VIA INTERNET
Todos os módulos do sistema serão interligados e disponíveis para que a população consulte as informações do Legislativo a partir da sua casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário